O Índice de Engajamento de Associações Brasil 2023 é um estudo de referência global do setor associativo, que mede o desempenho, a força dos relacionamentos e os resultados das táticas de engajamento, através da visão dos associados e clientes das associações, proporcionando uma visão abrangente da situação atual.
Este estudo permite que as associações obtenham dados precisos sobre os associados, como perfil comportamental, preferências em relação aos modelos de conteúdo e produtos, nível de conectividade e a pontuação de engajamento.
O estudo mede três indicadores: desempenho da associação, benefícios fornecidos e preferências.
Os dados são baseados em 1.021 respostas de 15 associações brasileiras dos setores: Agronegócio, Contabilidade, Energia, Indústria, Marketing, Medicina, RH, TI, Varejo.
Com base nos três indicadores críticos de desempenho, benefício e preferência, a Pontuação de Engajamento revelada pelo Índice é 90 (de 150), o que demonstra um nível moderado de engajamento.
Associados e clientes desejam ter o poder de escolha – o canal adequado para cada atividade!
A solução da MCI, com base nas descobertas da pesquisa, é adotar os 3Cs do engajamento:
1 – Choice (Escolha): Permitir que façam suas próprias escolhas.
2 – Channels (Canais): Explorar múltiplos canais de comunicação.
3 – Customize (Personalização): Adaptar a jornada e a experiência de forma personalizada.
Baixe o relatório completo agora para entender as necessidades dos associados e clientes e melhorar a performance financeira da sua associação.
Foi muito bom participar do índice de Engajamento de Associações pois os dados levantados nos ajudam a entender melhor nossos membros e associados, nos permitindo atuar de forma cada vez mais eficaz. Uma entidade representativa como a CNDL deve sempre estar atenta aos seus pontos fortes e áreas de otimização. Certamente esse trabalho contribui para a tomada de decisões estratégicas na condução das nossas atividades.
Para melhorar a performance das Associações e Sociedades de Classe, é essencial personalizar as jornadas dos associados e empresas, permitindo que eles escolham os canais de preferência para eventos e demais iniciativas da entidade. Os produtos e serviços devem oferecer essa flexibilidade, abrangendo todas as preferências. Não é mais viável esperar que os associados se adaptem às nossas escolhas, é nossa responsabilidade adaptar nossas ofertas para cada perfil, impulsionando o progresso e a excelência da experiência.